Σε αυτήν τη σελίδα μπορείτε να λάβετε μια λεπτομερή ανάλυση μιας λέξης ή μιας φράσης, η οποία δημιουργήθηκε χρησιμοποιώντας το ChatGPT, την καλύτερη τεχνολογία τεχνητής νοημοσύνης μέχρι σήμερα:
Luxemburgo oficialmente Grão-Ducado de Luxemburgo ou de Luxemburgo (em luxemburguês: Groussherzogtum Lëtzebuerg) é um pequeno país sem litoral na Europa Ocidental. Faz fronteira com a Bélgica a oeste e norte, com a Alemanha a leste e com a França ao sul. A sua capital e cidade mais populosa, Luxemburgo, é uma das quatro sedes institucionais da União Europeia (juntamente com Bruxelas, Frankfurt e Estrasburgo ) e a sede de várias instituições da UE, notadamente o Tribunal de Justiça da União Europeia, a mais alta autoridade judicial. A cultura, o povo e os idiomas de Luxemburgo estão altamente interligados com seus vizinhos franceses e alemães; enquanto o luxemburguês é legalmente a única língua nacional do povo luxemburguês, o francês e o alemão também são usados em assuntos administrativos e judiciais e todos os três são considerados idiomas administrativos do país.
Com uma área de 2 586 km2, Luxemburgo é um dos menores países da Europa, e o menor não considerado um microestado. Em 2022, tinha uma população de 645 397 habitantes, o que o torna um dos países menos populosos da Europa, embora com a maior taxa de crescimento populacional; os estrangeiros representam quase metade da população. Luxemburgo é uma democracia representativa chefiada por um monarquia constitucional, o grão-duque Henrique, tornando-se o único grão-ducado soberano remanescente no mundo.
Luxemburgo é um país desenvolvido com uma economia avançada e um dos maiores PIB (PPC) per capita do mundo. A cidade de Luxemburgo foi declarada Patrimônio Mundial da UNESCO em 1994 devido à preservação excepcional das vastas fortificações e bairros históricos.
Luxemburgo é membro fundador da União Europeia, OCDE, Nações Unidas, OTAN e Benelux. Serviu no Conselho de Segurança das Nações Unidas pela primeira vez em 2013 e 2014. A partir de 2022, os cidadãos luxemburgueses tinham acesso sem visto ou visto na chegada a 189 países e territórios, classificando o passaporte luxemburguês em quarto lugar no mundo, empatado com a Finlândia e a Itália.